Carta aberta

 A Associação de Famílias e Artistas Circenses pede adesão ao movimento que pretende fazer com que o circo seja reconhecido como patrimônio cultural da nação. Para isso, divulga uma Carta Aberta, publicada abaixo, que recebe adesão pelo e-mail circo.patrimonio.cultural@gmail.com . 

Senhoras e Senhores do Poder Público:

        Nessa data em que comemoramos o Dia Nacional do Circo e Internacional do Teatro, a classe artística e demais pessoas apoiadoras, reunidas em diversos cantos do país para celebrá-la, vêm à público manifestar seu desejo e solicitação que, o Circo passe a ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Nação.

        O pedido é justificado pelos relevantes trabalhos do Circo, em sua diversidade, como difusor das artes e da cultura popular, ocupando praças, ruas, palcos e demais espaços que lhe sãos permitidos desde as metrópoles aos menores municípios, distritos, vilas e bairros periféricos das comunidades brasileiras, contribuindo no processo formador da sociedade e no desenvolvimento brasileiro.

        O Circo e as pessoas que o acompanham, não raro, fazem valer diversos preceitos da Carta Maior do País, dentre eles, os direitos sociais básicos garantidos no Artigo 6º da Constituição Federal, quando proporcionam Lazer às platéias desprovidas de acesso aos bens culturais, operando, a preços populares, como veículo de distribuição de alegria e riqueza cultural nessas localidades, principal característica do Circo.

        Homens, mulheres e crianças circenses contribuíram e contribuem na produção artístico-cultural brasileira há quase dois séculos, entretanto, todo conjunto que representam as ações de nossos Mestres não está tendo o devido valor. É urgente a necessidade de registrar suas histórias de vida

        O circo e as pessoas que nele trabalham são como pássaros que cultivam e preservam a natureza, semeando arte por todos os cantos e deixando mais alegres as localidades por onde passam.

        Destarte, por esses relevantes motivos, o Circo e as pessoas dele admiradoras se reúnem nessa data para celebrar e, em uníssono, solicitar o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Nação.

Circo

         Viva o Circo!

         Viva o Teatro!

         Viva o Circo-Teatro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s