Pedras no caminho

Piolim e seu empresário       Piolim e Oswald 

O trabalho de pesquisa tem lá suas pedras no caminho, como todo garimpo. No dia 25, durante reunião para gravação de depoimentos, Ayelson Garcia, neto de Piolim e filho dos circenses Ayola Pinto e Nelson Garcia, mostrou alguns guardados da família – preciosos considerando sua genealogia – para a coordenadora da pesquisa Verônica Tamaoki.

Entre as fotos havia uma em que Piolim aparecia na porta do seu circo, cercado por várias pessoas. “Olhei e achei que o rapaz alto ao lado de Piolim era Oswald de Andrade. Perguntei a Ayelson, mas ele não sabia dizer quem era”, conta Verônica.

Com medo de cometer uma tolice, Verônica se calou. E ficou com essa foto na sede da pesquisa, com aquele senhor transformado em uma grande pedra no caminho. O mico seria o mesmo sendo ou não sendo Oswald.

Procurou no acervo de que é curadora e encontrou a foto publicada na edição de novembro/dezembro do jornal Arte & Diversão, editado pelo circense José Galvão, o Kid, um grande pesquisador do circo no Brasil. “Pensei que iria esclarecer a dúvida, mas a legenda identificava apenas Piolim e seu empresário, Jacob Bianchi. Os demais personagens foram identificados como “amigos”. A pedra continuava ali, grande e imóvel. 

Dias depois, durante pesquisa no acervo do Multimeios do Centro Cultural São Paulo, Verônica encontrou uma reprodução dessa mesma foto na pesquisa “Sua Majestade Piolim”, feita em 1987 por Maria Thereza Vargas, que finalmente removeu a pedra, nos informando que aquele senhor é mesmo Oswald. A foto foi tirada em 1940 e é um  registro histórico de um dos mais felizes encontros, o de Piolim e Oswald de Andrade, que tanto bem fez ao circo.

Anúncios

Uma resposta para “Pedras no caminho

  1. Parabens, Verônica, amiga querida, pelo relato emocionante!
    Parabens, Ayelson pelo precioso guardado!
    E quanto mais a gente cava, mais tesouros descobre. É uma aventura fascinante!
    beijo enorme e sucesso!Elaine Frere

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s